Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Memorial da vida profissional

Sou formada em Letras - Língua Portuguesa e suas literaturas pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina. Concluí o curso no ano 2004 e já no ano seguinte comecei a lecionar. Trabalhei em 2004 com literatura infanto-juvenil no ensino fundamental. Nesse mesmo ano, fiz o concurso do Estado e passei a trabalhar com língua portuguesa, também no ensino fundamental. Apesar de estar um pouco desapontada com a Educação, fiz um curso de pós graduação em língua portuguesa, pois acredito que o conhecimento, aliado à perseverança serão capazes de transformar a nossa realidade.
Considero a docência uma atividade que exige muito sacrifício e que, na maioria das vezes, é desvalorizada pela nossa sociedade.

"Já não existe saber definitivo. Precisamos de muitas sabedorias, para que umas corrijam a unilateralidade das outras."
(Leandro Konder, escritor e filósofo fluminense)

7 comentários:

  1. Olá Renata.

    às vezes é complicado, nos sentimos sozinhas lutando contra uma corrente imensa... mas, como diz Rubens Alves, " Ainda existem professores que acreditam no voo das aves" Isso é que me faz progredir.

    Um abraço

    Tamar

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, quando saimos da graduaçao queremos solucionar todos os problemas da escola. Entretanto, não estamos realmente preparadas para as questões sociais com as quais deparamos. A verdadeira "graduação" ocorre no calor da sala de aula e, é aí que definimos se vamos criar águias ou galinhas.
    Um abraço, Janete( Montes Claros)

    ResponderExcluir
  3. Olá,Renata, as lutas e sensações frustantes servirão de argamassa na construção da competência em que te tornarás.
    Estou aqui!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata!
    Quando estamos na sala de aula é que vemos como é difícil a arte de ensinar mas precisamos acreditar que podemos mudar nossa realidade.
    Um abraço!
    julineide

    ResponderExcluir
  5. Olá Renata!

    Seu blog ficou bonito. Também percebo essas questões da nossa profissão, mas sou apaixonada pela área da educação e venceremos todas essas "turbulências". A beleza da nossa profissão está em todo dia poder refletir o conhecimento e construir com os alunos novos saberes.
    Abraços, Celia - Gov Valadares

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renata!
    Bom encontrá- la aqui!
    A sua preocupação com os problemas educacionais que vivemos é referencial de sua competência para superá -los. Estamos todos no mesmo barco e precisamos acreditar que teremos espaço saudável nas salas de aula para socializar sonhos e saberes."Tudo vale a pena, se a alma não é pequena!"
    Percebo a sua competência e a sua sensibilidade...
    A EDUCAÇÃO precisa de pessoas assim."O que a vida quer de nós é coragem".
    FELICIDADES!
    Abraços, Bernadete - Felixlândia

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata...com total liberdade...e muito obrigado por permitir pessoas que possuem o caminho semelhante ao seu, venham aqui e compartilhar não são só experiências, mas de algo onde envolve vida: Educação. Principalmente em um país,onde a mesma, é posta em segundo plano...servindo de discursos eleitorais "falidos"!! Estou aqui...sou de "Santa Inês - Maranhão. E espero que possamos compartilhar idéias que fortaleçam a educação.! Abraço

    ResponderExcluir