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segunda-feira, 1 de março de 2010

RELATÓRIO DA OFICINA 1-UNIDADES 1 E 2 DA TP 1

 No dia 27 de fevereiro de 2010 realizamos nossa primeira oficina do ano de 2010, dando continuidade ao Gestar II - Língua Portuguesa no município de Diamantina.
Nossos estudos nessa oficina ficaram focados nas duas primeiras unidades da TP 1, que abordavam a temática da variação linguística, apresentando os principais conceitos e desfazendo alguns equívocos.
A princípio, analisamos um vídeo contendo variantes linguísticas diversificadas, dando-nos a oportunidade de de avaliá-las. Tratava-se de um vídeo do Chico Bento em que ela ia à cidade grande e se envolvia em diversas confusões, entre elas, confusões com o uso da linguagem. O vídeo abordava a questão da variante linguística regional, abodando o assunto com muito humor.
Ficou claro que os cursistas tem bastante conhecimento a respeito das variantes linguísticas, e que tratam do assunto em sala de aula, prezando para que muitos preconceitos linguísticos sejam dissipados do ambiente escolar. Mas não deixam de trabalhar com a norma culta. Muito pelo contrário, fazem questão de privilegiá-la e de mostrar aos alunos a importância de se dominar essa modalidade, já que ela é utilizada na escrita oficial, na literatura, enfim, na grande maioria da produção escrita.
Vimos também o vídeo da música "Triste Partida", de Patativa do Assaré, que mostra o dialeto nordestino, considerado como a identidade de um povo que luta por melhores condições de vida, mas não perde a esperança, a alegria. Nesse dialeto, pudemos perceber a riqueza de vocábulos e de significados.
Na atividade prática, os cursistas analisaram um texto de Carlos Drummond de Andrade, que associa dois gêneros num únicos texto. Temos uma crônica no formato de carta, em que uma adolescente relata a dificuldade de se presentear a mãe no dia dedicado a ela, diante de tantas possibilidades de presentes e da falta de dinheiro para adquiri-los.
O objetivo da atividade era que os cursistas analisassem a linguagem utilizada, percebendo as marcas linguísticas da adolescente, a crítica com relação ao consumismo desenfreado e às redações escolares, que, na maioria das vezes, são descontextualizadas e vistas pelos alunos apenas como mais um dever a ser cumprido.
A oficina foi muito produtiva, já que o tema era bastante interessante e todos tinham conhecimento do assunto.

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