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sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RELATÓRIO III – OFICINA 7 – UNIDADES 13 E 14 DA TP4

RELATÓRIO III – OFICINA 7 – UNIDADES 13 E 14 DA TP4

No dia 15 de agosto de 2009, aconteceu mais uma oficina do Gestar II– língua portuguesa, no município de Diamantina, englobando as unidades 13 e 14 da TP 4.

Devido ao adiamento do semestre letivo, os professores cursistas ficaram meio confusos com relação ao calendário das oficinas, embora ele tenha sido confirmado através de emails e postagens no blog. Apenas dez cursistas compareceram à oficina e, alguns deles, não conseguiram concluir a transposição didática, já que nessa primeira semana de aula as escolas mineiras se dedicaram a repassar aos alunos informações sobre a influenza A (H1N1). Aproveitando essas orientações da Secretaria de Estado da Educação, sugeri aos cursistas, na semana anterior à oficina, que adaptassem um dos “avançando na prática” a esse tema, assim como fiz em minhas turmas na E.E. Durval Cândido Cruz.

Logo no início da oficina, comuniquei aos cursistas que a segunda etapa da formação do Gestar II havia sido antecipada para a semana de 24 a 29 de agosto. Dessa forma, resolvemos coletar todas as dúvidas que ainda restavam em relação ao curso para que eu possa tentar esclarece-las durante o encontro. Também fizemos uma mudança no calendário das oficinas, transferindo a oficina que ocorreria no dia 29 de agosto para o dia 12 de setembro.

Para introduzir o assunto das unidades abordadas na oficina, passei para os cursistas um vídeo contendo o poema “O que é letramento”, de Kate M. Chang. A autora traz em seu poema um conceito bastante amplo de letramento, ressaltando a relação existente entre a leitura e a escrita e suas funções sociais.

O conceito de letramento é algo bastante presente no cotidiano dos cursistas. Eles têm bem claro que há uma grande diferença entre alfabetização, escolarização e letramento. De acordo com o depoimento dos próprios cursistas, a grande luta dos professores da atualidade é tornar seus alunos letrados.

Para ampliar nossa discussão sobre letramento, seguimos o roteiro da oficina e fizemos um estudo do “ampliando nossa referência”, respondendo às questões propostas.

Como os cursistas ainda tinham dúvida em relação à composição do portfolio, achei conveniente explicar mais uma vez como ele deveria ser feito. Aproveitei a ocasião e mostrei a eles um slide orientando-os como fazer um memorial, que é um dos componentes do portfolio.

Após um humilde lanche (patrocinado por nós, formadoras), retornamos à sala e começamos a socializar nossas práticas.

Para incentivar os cursistas, comecei relatando minha experiência, que consistiu numa pesquisa feita pelos alunos sobre a Influenza A (H1N1). Após a pesquisa, sugeri aos alunos que apresentassem aos colegas, de forma criativa, tudo o que haviam aprendido sobre o assunto. O resultado foi maravihoso! Percebi que eles apreenderam o conteúdo e puderam mostrar seus talentos. Teve teatro, dança, música, telejornal...Enfim, fiquei muito satisfeita.

Dando seqüência à socialização, os cursistas que conseguiram realizar as atividades do “avançando na prática” também deram seu depoimento, enriquecendo esse momento com outras experiências de sucesso.

A cada oficina percebo que o Gestar vem se consolidando no município de Diamantina. Apesar do grupo ser pequeno, é um grupo seleto, de professores compromissados com uma educação pública de qualidade.

A grande preocupação dos cursistas é com relação a escassez de tempo para realizar as atividades e o desvio do currículo para realizar as atividades do Gestar. Expliquei a eles que todas as atividades do “avançando na prática” estão totalmente contextualizadas e podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma que vai realiza-la.

No momento seguinte, passamos à análise do poema “Cidadezinha qualquer” e das atividades sugeridas na TP4. Depois, os cursistas dividiram-se em grupos e sugeri que fizessem atividades de leitura, interpretação e produção de texto relacionadas ao poema.

Prosseguimos a oficina fazendo uma avaliação do encontro e pudemos concluir que não havia sido tão proveitoso, já que nem todos conseguiram trazer suas experiências e compartilha-las. Além disso, houve um outro fato que causou um pouco de tumulto durante a oficina. Teríamos que entregar um termo de compromisso à SRE e os cursistas da outra turma não gostaram dos termos utilizados e nos pediram apoio para não entregar o documento até que seja retificado. Enfim, tudo isso acabou tomando um pouco de tempo.

Antes de encerrar a oficina, comentei sobre as próximas unidades da TP4 e marcamos também para o dia 12 de setembro uma oficina livre, em que assistiremos o filme “Narradores de Javé” para concluir nosso estudo sobre letramento.

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