Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 10 - UNIDADES 19 E 20 DA TP 5

RELATÓRIO DA OFICINA 10 - UNIDADES 19 E 20 DA TP 5

NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2009 OCORREU MAIS UM ENCONTRO DO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA. REALIZAMOS A OFICINA 10, REFERENTE ÀS UNIDADES 19 E 20 DA TP 5 COM O OBJETIVO DE CONSOLIDAR AS REFLEXÕES PROVOCADAS PELA LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NESSAS DUAS UNIDADES DE CONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE, EM QUE FOCALIZAMOS A COESÃO E AS RELAÇÕES LÓGICAS.

PARA INICIAR A DISCUSSÃO, PROPUS QUE OS CURSISTAS DESENVOLVESSEM A ATIVIDADE DA UNIDADE 19, QUE TRAZIA A MÚSICA "LUAR DO SERTÃO" E A ANÁLISE DOS ELEMENTOS DE COESÃO UTILIZADOS PELO AUTOR PARA ESTABELECER AS RELAÇÕES LÓGICAS.

AO EXECUTARMOS ESSA ATIVIDADE, PUDEMOS PERCEBER QUÃO COMPLEXA É A QUESTÃO DA COESÃO TEXTUAL, POIS MESMO ENTRE PROFESSORES HOUVE DISCORDÂNCIA EM ALGUMAS DAS RESPOSTAS SUGERIDAS PELA TP.

APÓS ESSA ATIVIDADE, PASSAMOS À SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS NO "AVANÇANDO NA PRÁTICA". NESSA OFICINA, OS CURSISTAS DIVERSIFICARAM NA ESCOLHA DAS ATIVIDADES E QUASE TODOS OS "AVANÇANDO NA PRÁTICA" FORAM UTILIZADOS.

ALGO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI O FATO DE UMA DESSAS ATIVIDADES, QUE CONSISTIA EM RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS E DEPOIS FAZER UM SORTEIO, SEPARANDO CADA LOTE DE PERGUNTAS EM LOCAIS DIFERENTES E DE POSSE DESSAS RESPOSTAS, TENTAR CRIAR UM TEXTO COERENTE, TER SIDO UM SUCESSO NUMA TURMA E UM FRACASSO EM OUTRA.

A PROFESSORA LÍLIA RELATOU QUE OS ALUNOS CRIARAM TEXTOS ABSURDOS. NA VERDADE, ELES NEM SE PREOCUPARAM EM DAR SENTIDO AO TEXTO QUE ESTAVAM ESCREVENDO, APENAS AGLUTINARAM OS PARÁGRAFOS, SEGUINDO A MESMA ORDEM DAS PERGUNTAS QUE HAVIAM RESPONDIDO.

MAS ESSE CASO FOI EXCEÇÃO, JÁ QUE A MAIORIA DAS ATIVIDADES ATINGIU O OBJETIVO DESEJADO: MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS COESIVOS NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO.

APÓS AS APRESENTAÇÕES, COMENTEI QUE, EMBORA TODOS NÓS TIVÉSSEMOS TRABALHADO A COESÃO, NINGUÉM HAVIA APRESENTADO VÁRIAS CONJUNÇÕES AOS ALUNOS, PEDIDO QUE DECORASSEM, ETC. A METODOLOGIA DE TRABALHO FOI TODA BASEADA NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO E NA FUNÇÃO QUE ALGUMAS EXERCEM DENTRE DELE SENDO RESPONSÁVEIS PELA CONTINUIDADE, PELA LIGAÇÃO ENTRE AS IDÉIAS APRESENTADAS.

O PROFESSOR MARCELO COMENTOU QUE, ALGUMAS VEZES, ELE DISCORDA DESSA METODOLOGIA DE ENSINAR O CONTEÚDO AOS ALUNOS SEM MENCIONAR A NOMENCLATURA GRAMATICAL. ELE CONCORDA EM TRABALHAR A GRAMÁTICA NA PERPSPECTIVA DA SUA FUNÇÃO DENTRO DO TEXTO, MAS CONSIDERA IMPORTANTE O CONHECIMENTO DA NOMENCLATURA PORQUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES AINDA COBRAM DESSA FORMA EM PROVAS DE CONCURSOS.

CONCLUÍMOS APÓS ESSA DISCUSSÃO QUE A COESÃO TEXTUAL DEVE SER TRABALHADA DESDE OS ANOS INICIAIS, LOGO QUE O ALUNO SE APROPRIA DA ESCRITA, FAZENDO-O PERCEBER QUE HÁ PALAVRAS QUE FUNCIONAM COMO ELOS ENTRE AS IDÉIAS DE UM TEXTO.

ENCERRADAS AS DISCUSSÕES SOBRE AS ATIVIDADES DO "AVANÇANDO NA PRÁTICA", OS CURSISTAS DIVIDIRAM-SE EM GRUPOS, NOVAMENTE, E FIZERAM A ATIVIDADE PROPOSTA NO FINAL DA TP5, QUE CONSISTIA NA ANÁLISE DE UM TEXTO PUBLICITÁRIO UTILIZANDO A NEGAÇÃO COMO ELEMENTO PERSUASIVO.

AO FINAL DA ATIVIDADE, OS GRUPOS DEVERIAM PRODUZIR TEXTOS, UTILIZANDO A LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL, PROVOCANDO O INTERESSE DO "COMPRADORES" POR MEIO DE UMA FRASE NEGATIVA ALIADA A INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO. O INTUITO ERA PERSUADIR O LEITOR SEM EXPLICITAR O PRODUTO, CRIANDO UM SUSPENSE QUE TERMINARIA APENAS AO FINAL DO TEXTO.

NA PARTE DA TARDE, PARA ENCERRARMOS A PRIMEIRA ETAPA DE ESTUDOS DO GESTAR II FIZEMOS UMA OFICINA DE AVALIAÇÃO DESSA PRIMEIRA ETAPA.

A TURMA DIVIDIU-SE EM TRÊS GRUPOS, SENDO CADA UM RESPONSÁVEL POR RETOMAR, DE FORMA SUCINTA, O CONTEÚDO ABORDADO NAS TP'S ESTUDADAS DURANTE ESSE PERÍODO (TP 3, TP 4 E TP 5)E ELABORAR UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA RELACIONADA AOS CONTEÚDOS.

A OFICINA DE AVALIAÇÃO FOI MUITO PROVEITOSA PORQUE OS PROFESSORES PUDERAM COLOCAR EM PRÁTICA TODA A TEORIA ESTUDADA ATÉ O MOMENTO, UTILIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS E INTERESSANTES QUE DEVERÃO SER LEVADAS PARA SUAS SALAS DE AULAS E APLICADAS COM OS ALUNOS.

QUERO DEIXAR EXPLÍCITA MINHA SATISFAÇÃO EM PARTICIPAR DO GESTAR II E AGRADECER AOS CURSISTAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA, QUE EMBORA SEJAM POUCOS, ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA E, COM CERTEZA, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS DE MUDANÇA PARA UMA EDUCAÇÃO MELHOR.

PS. ASSIM QUE TIVER UM TEMPINHO, POSTAREI AS TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS FEITAS PELOS CURSISTAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário