Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

 
Oi Pessoal,
Já estou aqui para lembrá-los de que dia 27 de fevereiro teremos o nosso primeiro encontro desse ano para retomarmos o estudo das TP's. Para o encontro, preparem as atividades das duas primeiras unidades da TP1 e façam o relatório. 
Gostaria de verificar os portfolios no próximo encontro, pois já estamos na reta final do nosso curso.
Conto com a presença de todos.
Abraços,
Renata.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FELIZ ANO NOVO ATRASADO!

Oi pessoal!
Quanto tempo... Final de ano de professor, vocês sabem como é.
Só hoje consegui postar o relatório da nossa última oficina. Mas já estou aqui para lembrá-los de que o tempo voa e logo, logo retomaremos nossas atividades.
Quem ainda não entregou o portfolio, deve providenciar isso para a próxima oficina. Estamos na reta final do nosso curso e é melhor não deixar nada para a última hora.
Estou com muitas saudades de todos os "meus" cursistas. Até breve e um grande abraço a todos!!!

RELATÓRIO DA OFICINA 12

RELATÓRIO DA OFICINA 12

No dia 12 de dezembro de 2009 aconteceu a última oficina do gestar II – língua portuguesa do ano de 2009.

A oficina teve como objetivos rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos; rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes e planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes, abordando os temas das unidades 23 e 24 da TP 6.

A princípio, fizemos um estudo do texto “Ampliando nossas referências”, que falava sobre a edição dos textos escritos pelos alunos. Calkin enfatiza a importância de os próprios alunos revisarem seus textos, buscando as incoerências, os erros ortográficos e de pontuação e que os professores e também de os professores saberem orientar as correções dos alunos de forma eficiente.

Fizemos a avaliação da lista de verificação para editoria apresentada como modelo, listando quais itens poderiam ser retirados ou acrescentados, dependendo do nível do aluno.

Passando para a unidade 24, que trata da literatura para adolescentes, instaurou-se uma discussão em torno da qualidade da leitura dos adolescentes. Alguns professores sustentavam a afirmação de que os alunos não leem praticamente nada. Outros professores já discordaram, dizendo que eles até leem bastante, mas uma leitura superficial, sem qualidade. Também acrescentaram que o gosto literário dos adolescentes não corresponde às expectativas dos professores em relação à leitura de seus alunos.

Na socialização dos relatos das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude perceber que essas últimas unidades da TP6 foram pouco exploradas pelos professores devido ao acúmulo de atividades na escola no final do ano.

Dois cursistas relataram a experiência com o “avançando na prática” que abordava a temática das gírias. De acordo com o relato, foi um trabalho bastante interessante e prazeroso, pois contou com a participação efetiva dos alunos, já que esse é um assunto que faz parte da vida dos adolescentes.

Nesse trabalho com o uso de gírias, os professores focaram sua atenção na adequação do uso das gírias (em que locais passo utilizar), a funcionalidade desse tipo de linguagem e a significação dos termos utilizados por determinados grupos.

A parte IV da oficina foi a realização de trabalho em grupo pelos professores-cursistas, apresentando um plano de aula voltado para a literatura para adolescentes.

Os professores-cursistas listaram alguns títulos de livros, adequados para o ano do ensino fundamental em que atuam, apresentando-os de forma a motivas seus alunos para a leitura, ora chamando a atenção a atenção para os personagens ou o espaço da narrativa, ora para a capa ou o enredo do livro. O objetivo da atividade realizada era motivar o aluno para que ele comece a ter o hábito da leitura.

Para encerrar a oficina, fizemos a avaliação do trabalho realizado durante toda a manhã e finalizei com a mensagem de natal “Papai Noel interativo”.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seminário de avaliação em BH

Nos dias 23 e 24 de novembro participei do seminário de avaliação do Gestar II em BH. Como não poderia ser diferente, o encontro foi maravilhoso. Afinal de contas, é sempre bom reencontrar pessoas queridas. Mas, dessa vez, também senti uma pontinha de tristeza por ser nosso último encontro.Os professores apresentaram excelentes trabalhos, mostrando que o Gestar II está dando bons resultado em toda Minas Gerais.
A seguir, colocarei os slides contendo o trabalho desenvolvido por mim com os cursistas de Diamantina.
É só clicar no link: Apresentação
Apresentação do Gestar II - Diamantina

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gestar II - revelando talentos



O SER HUMANO

O ser humano é o sorriso, a tristeza
O amor e a beleza
O perfume e as flores
O sangue e as veias
As nuvens e o céu.

O ser humano são as árvores e os pássaros
O olhar e a paixão
O desejo e a ilusão
O pensamento e a purificação.

O ser humano é o segredo e a verdade
A inteligência e a bobagem
O bem e o mal
O diferente e o normal.
(Eulália Abadia Rodrigues - Aluno do 7º ano da E.E. Durval Cândido Cruz)

domingo, 15 de novembro de 2009

OFICINA LIVRE - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

I
No dia 14/11/2009 realizamos mais uma oficina do Gestar II em Diamantina. Usei o verbo no plural porque, dessa vez, decidimos reunir as três turmas do Gestar numa só oficina, já que nosso objetivo era apresentar o projeto interdisclinar e muitos professores de matemática e português trabalham na mesma escola.
A apresentação dos projetos permitiu que fizéssemos um raio X das metodologias de ensino utilizadas no município. Pude perceber que muitas escolas já trabalham constantemente com os projetos interdisciplinares, mas também há algumas que desconhecem essa prática, o que dificultou o trabalho de muitos cursistas.
Diante de tanta preocupação com o futuro da humanidade, nada mais normal que grande parte dos projetos tivesse como tema o meio ambiente. Os professores-cursistas formularam os projetos de forma a englobar toda a comunidade escolar, mostrando que o trabalho em conjunto e através da prática é muito eficaz.
Analisando particularmente a parte de língua portuguesa, os projetos enfocam a questão da escrita e da leitura cotidiana, dando significação às atividades executadas pelos alunos. Através das fotos das atividades desenvolvidas durante os projetos (algumas escolas já conseguiram concluir o projeto)estavam presentes a maior diversidade de gêneros textuais possíveis: teatro, paródia, poema, cartaz, cartilha, etc. Através do relato dos professores ficou evidente que o trabalho com projetos representa uma alternativa na busca da recuperação do interesse dos alunos, já que o projeto exige a efetiva participação de todos,e também um aprendizado interdisciplinar e contextualizado.
A oficina de apresentação dos projetos foi muito proveitosa, principalmente pela interação entre as turmas de português e matemática, disciplinas base para todas as outras. Por meio dessa interação, pudemos trocar experiências, avaliar o trabalho do outro e dar sugestões de práticas pedagógicas que estão dando bons resultados. 
Renata F. Ribeiro

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ORIENTAÇÕES PARA A PRÓXIMA OFICINA - 14/11

Nossa próxima oficina, que será livre, é a última antes da minha ida a BH para a etapa de avaliação. Por isso, preciso que vocês preparem um material, que pode ser apresentado em formato de cartaz, mural,ou se possível, “Power Point”. Esse trabalho deve conter as seguintes informações:

1. Uma apresentação geral do trabalho desenvolvido por você no Gestar com seus alunos.
* Reflexões a respeito das dificuldades de leitura e escrita dos alunos e possíveis soluções. (Escrito e apresentado)
* Reflexões das atividades que fizeram e deram certo referente à leitura e escrita dos alunos. (Também atividades fora da proposta do Gestar II.) (escrito e apresentado)
* Relato sobre o projeto. (Quem trabalhava nesta perspectiva, se houve acréscimo e quem não trabalhava, como foi a experiência.)
* Fotos dos alunos. (Realizando atividades dos “Avançando na Prática” e do projeto)
* Depoimentos avaliativos de alguns alunos sobre o Gestar II. (por escrito)
* Trabalho dos alunos Por amostragem (textos, cartazes, teatros, etc) – Estes trabalhos eu precisarei de alguns deles para levar para BH.)
* Se possível, o portfolio pronto, com todos os relatórios, memoriais, etc. (OU Entregar no máximo dia 20/11/09, pois tenho que levar para BH).

Obs.: A sua apresentação deverá ter no máximo 20 minutos. Ensaiem para que não ultrapassem o limite de tempo, a fim de que ninguém saia prejudicado.