Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

OFICINA LIVRE - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

I
No dia 14/11/2009 realizamos mais uma oficina do Gestar II em Diamantina. Usei o verbo no plural porque, dessa vez, decidimos reunir as três turmas do Gestar numa só oficina, já que nosso objetivo era apresentar o projeto interdisclinar e muitos professores de matemática e português trabalham na mesma escola.
A apresentação dos projetos permitiu que fizéssemos um raio X das metodologias de ensino utilizadas no município. Pude perceber que muitas escolas já trabalham constantemente com os projetos interdisciplinares, mas também há algumas que desconhecem essa prática, o que dificultou o trabalho de muitos cursistas.
Diante de tanta preocupação com o futuro da humanidade, nada mais normal que grande parte dos projetos tivesse como tema o meio ambiente. Os professores-cursistas formularam os projetos de forma a englobar toda a comunidade escolar, mostrando que o trabalho em conjunto e através da prática é muito eficaz.
Analisando particularmente a parte de língua portuguesa, os projetos enfocam a questão da escrita e da leitura cotidiana, dando significação às atividades executadas pelos alunos. Através das fotos das atividades desenvolvidas durante os projetos (algumas escolas já conseguiram concluir o projeto)estavam presentes a maior diversidade de gêneros textuais possíveis: teatro, paródia, poema, cartaz, cartilha, etc. Através do relato dos professores ficou evidente que o trabalho com projetos representa uma alternativa na busca da recuperação do interesse dos alunos, já que o projeto exige a efetiva participação de todos,e também um aprendizado interdisciplinar e contextualizado.
A oficina de apresentação dos projetos foi muito proveitosa, principalmente pela interação entre as turmas de português e matemática, disciplinas base para todas as outras. Por meio dessa interação, pudemos trocar experiências, avaliar o trabalho do outro e dar sugestões de práticas pedagógicas que estão dando bons resultados. 
Renata F. Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário