Páginas

sábado, 13 de março de 2010

AVISO IMPORTANTE

Olá pessoal,
Quero comunicar a todos que, hoje, 13 de março, não houve a oficina referente às unidades 3 e 4 da TP1, por motivos logísticos.
Ocorreu uma confusão com as datas das oficinas e não havia funcionário na escola. Mas, de qualquer modo, não ficaremos prejudicados, pois essa oficina será realizada dia 27 de março, juntamente com as duas primeiras unidades da TP2.
Peço desculpas a todos que compareceram e conto com a presença de todos vocês. Lembrem-se que já estamos na reta final!
Abraços,
Renata F. Ribeiro.

terça-feira, 9 de março de 2010

Vídeo Triste Partida, Patativa do Assaré

Pessoal,
Vale a pena dar uma olhadinha nesse vídeo, que é uma montagem do poema Triste Partida, de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas brasileiros, que retratou através do cordel a luta do povo nordestino.
http://www.youtube.com/watch?v=0s4BbHxpUKY

segunda-feira, 1 de março de 2010

RELATÓRIO DA OFICINA 1-UNIDADES 1 E 2 DA TP 1

 No dia 27 de fevereiro de 2010 realizamos nossa primeira oficina do ano de 2010, dando continuidade ao Gestar II - Língua Portuguesa no município de Diamantina.
Nossos estudos nessa oficina ficaram focados nas duas primeiras unidades da TP 1, que abordavam a temática da variação linguística, apresentando os principais conceitos e desfazendo alguns equívocos.
A princípio, analisamos um vídeo contendo variantes linguísticas diversificadas, dando-nos a oportunidade de de avaliá-las. Tratava-se de um vídeo do Chico Bento em que ela ia à cidade grande e se envolvia em diversas confusões, entre elas, confusões com o uso da linguagem. O vídeo abordava a questão da variante linguística regional, abodando o assunto com muito humor.
Ficou claro que os cursistas tem bastante conhecimento a respeito das variantes linguísticas, e que tratam do assunto em sala de aula, prezando para que muitos preconceitos linguísticos sejam dissipados do ambiente escolar. Mas não deixam de trabalhar com a norma culta. Muito pelo contrário, fazem questão de privilegiá-la e de mostrar aos alunos a importância de se dominar essa modalidade, já que ela é utilizada na escrita oficial, na literatura, enfim, na grande maioria da produção escrita.
Vimos também o vídeo da música "Triste Partida", de Patativa do Assaré, que mostra o dialeto nordestino, considerado como a identidade de um povo que luta por melhores condições de vida, mas não perde a esperança, a alegria. Nesse dialeto, pudemos perceber a riqueza de vocábulos e de significados.
Na atividade prática, os cursistas analisaram um texto de Carlos Drummond de Andrade, que associa dois gêneros num únicos texto. Temos uma crônica no formato de carta, em que uma adolescente relata a dificuldade de se presentear a mãe no dia dedicado a ela, diante de tantas possibilidades de presentes e da falta de dinheiro para adquiri-los.
O objetivo da atividade era que os cursistas analisassem a linguagem utilizada, percebendo as marcas linguísticas da adolescente, a crítica com relação ao consumismo desenfreado e às redações escolares, que, na maioria das vezes, são descontextualizadas e vistas pelos alunos apenas como mais um dever a ser cumprido.
A oficina foi muito produtiva, já que o tema era bastante interessante e todos tinham conhecimento do assunto.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

 
Oi Pessoal,
Já estou aqui para lembrá-los de que dia 27 de fevereiro teremos o nosso primeiro encontro desse ano para retomarmos o estudo das TP's. Para o encontro, preparem as atividades das duas primeiras unidades da TP1 e façam o relatório. 
Gostaria de verificar os portfolios no próximo encontro, pois já estamos na reta final do nosso curso.
Conto com a presença de todos.
Abraços,
Renata.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FELIZ ANO NOVO ATRASADO!

Oi pessoal!
Quanto tempo... Final de ano de professor, vocês sabem como é.
Só hoje consegui postar o relatório da nossa última oficina. Mas já estou aqui para lembrá-los de que o tempo voa e logo, logo retomaremos nossas atividades.
Quem ainda não entregou o portfolio, deve providenciar isso para a próxima oficina. Estamos na reta final do nosso curso e é melhor não deixar nada para a última hora.
Estou com muitas saudades de todos os "meus" cursistas. Até breve e um grande abraço a todos!!!

RELATÓRIO DA OFICINA 12

RELATÓRIO DA OFICINA 12

No dia 12 de dezembro de 2009 aconteceu a última oficina do gestar II – língua portuguesa do ano de 2009.

A oficina teve como objetivos rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos; rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes e planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes, abordando os temas das unidades 23 e 24 da TP 6.

A princípio, fizemos um estudo do texto “Ampliando nossas referências”, que falava sobre a edição dos textos escritos pelos alunos. Calkin enfatiza a importância de os próprios alunos revisarem seus textos, buscando as incoerências, os erros ortográficos e de pontuação e que os professores e também de os professores saberem orientar as correções dos alunos de forma eficiente.

Fizemos a avaliação da lista de verificação para editoria apresentada como modelo, listando quais itens poderiam ser retirados ou acrescentados, dependendo do nível do aluno.

Passando para a unidade 24, que trata da literatura para adolescentes, instaurou-se uma discussão em torno da qualidade da leitura dos adolescentes. Alguns professores sustentavam a afirmação de que os alunos não leem praticamente nada. Outros professores já discordaram, dizendo que eles até leem bastante, mas uma leitura superficial, sem qualidade. Também acrescentaram que o gosto literário dos adolescentes não corresponde às expectativas dos professores em relação à leitura de seus alunos.

Na socialização dos relatos das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude perceber que essas últimas unidades da TP6 foram pouco exploradas pelos professores devido ao acúmulo de atividades na escola no final do ano.

Dois cursistas relataram a experiência com o “avançando na prática” que abordava a temática das gírias. De acordo com o relato, foi um trabalho bastante interessante e prazeroso, pois contou com a participação efetiva dos alunos, já que esse é um assunto que faz parte da vida dos adolescentes.

Nesse trabalho com o uso de gírias, os professores focaram sua atenção na adequação do uso das gírias (em que locais passo utilizar), a funcionalidade desse tipo de linguagem e a significação dos termos utilizados por determinados grupos.

A parte IV da oficina foi a realização de trabalho em grupo pelos professores-cursistas, apresentando um plano de aula voltado para a literatura para adolescentes.

Os professores-cursistas listaram alguns títulos de livros, adequados para o ano do ensino fundamental em que atuam, apresentando-os de forma a motivas seus alunos para a leitura, ora chamando a atenção a atenção para os personagens ou o espaço da narrativa, ora para a capa ou o enredo do livro. O objetivo da atividade realizada era motivar o aluno para que ele comece a ter o hábito da leitura.

Para encerrar a oficina, fizemos a avaliação do trabalho realizado durante toda a manhã e finalizei com a mensagem de natal “Papai Noel interativo”.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seminário de avaliação em BH

Nos dias 23 e 24 de novembro participei do seminário de avaliação do Gestar II em BH. Como não poderia ser diferente, o encontro foi maravilhoso. Afinal de contas, é sempre bom reencontrar pessoas queridas. Mas, dessa vez, também senti uma pontinha de tristeza por ser nosso último encontro.Os professores apresentaram excelentes trabalhos, mostrando que o Gestar II está dando bons resultado em toda Minas Gerais.
A seguir, colocarei os slides contendo o trabalho desenvolvido por mim com os cursistas de Diamantina.
É só clicar no link: Apresentação
Apresentação do Gestar II - Diamantina