RELATÓRIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA
No dia 05 de junho de 2009 foi realizada a abertura oficial do GESTAR II no município de Diamantina.
O evento, realizado na sede da Superintendência Regional de Ensino, contou com a participação de diretores, supervisores e professores das disciplinas enfocadas pelo Gestar II: matemática e língua portuguesa.
Na parte da manhã, a oficina introdutória I foi ministrada por Ednéia Neves, funcionária da SRE de Diamantina responsável pela coordenação pedagógica do Gestar II, juntamente com Rosângela Matos, coordenadora administrativa do programa.
No turno da tarde, a oficina introdutória II foi ministrada pelas professoras-formadoras Renata Ribeiro e Rosilene Oliveira, que nesse primeiro encontro realizaram um trabalho conjunto devido à falta de local e equipamentos multimídia.
A oficina introdutória II teve como objetivos apresentar a metodologia do programa, o material aos cursistas e orienta-los sobre as oficinas e o projeto interdisciplinar, um dos requisitos para obtenção de certificado. Aos cursistas também foi passada a carga horária do programa, as formas de avaliação, orientações sobre os estudos individuais dos cadernos de teoria e prática e a importância de registrar as impressões durante a transposição didática, fazendo reflexões sobre sua prática em sala de aula.
Ficaram definidas as datas das seis oficinas do módulo I referentes às TP’s 3, 4 e 5 e os cursistas foram divididos em duas turmas.
A princípio, houve bastante relutância por parte dos cursistas pelo fato dos encontros serem aos sábados. Eles entendem e admitem que a educação precisa passar por mudanças, mas acham injusto que somente os professores tenham que se sacrificar para que isso aconteça.
Nesse primeiro contato, ficou claro que os professores, tanto da zona urbana quando da zona rural, passam pelos mesmos problemas e, muitos deles, buscam constantemente soluções para os mesmos. A adesão ao Gestar II significa para os cursistas uma nova chance de repensar sua prática, podendo assim, modificar sua atuação em sala de aula e, consequentemente, contribuir para que o caos na educação brasileira seja solucionado.
No dia 05 de junho de 2009 foi realizada a abertura oficial do GESTAR II no município de Diamantina.
O evento, realizado na sede da Superintendência Regional de Ensino, contou com a participação de diretores, supervisores e professores das disciplinas enfocadas pelo Gestar II: matemática e língua portuguesa.
Na parte da manhã, a oficina introdutória I foi ministrada por Ednéia Neves, funcionária da SRE de Diamantina responsável pela coordenação pedagógica do Gestar II, juntamente com Rosângela Matos, coordenadora administrativa do programa.
No turno da tarde, a oficina introdutória II foi ministrada pelas professoras-formadoras Renata Ribeiro e Rosilene Oliveira, que nesse primeiro encontro realizaram um trabalho conjunto devido à falta de local e equipamentos multimídia.
A oficina introdutória II teve como objetivos apresentar a metodologia do programa, o material aos cursistas e orienta-los sobre as oficinas e o projeto interdisciplinar, um dos requisitos para obtenção de certificado. Aos cursistas também foi passada a carga horária do programa, as formas de avaliação, orientações sobre os estudos individuais dos cadernos de teoria e prática e a importância de registrar as impressões durante a transposição didática, fazendo reflexões sobre sua prática em sala de aula.
Ficaram definidas as datas das seis oficinas do módulo I referentes às TP’s 3, 4 e 5 e os cursistas foram divididos em duas turmas.
A princípio, houve bastante relutância por parte dos cursistas pelo fato dos encontros serem aos sábados. Eles entendem e admitem que a educação precisa passar por mudanças, mas acham injusto que somente os professores tenham que se sacrificar para que isso aconteça.
Nesse primeiro contato, ficou claro que os professores, tanto da zona urbana quando da zona rural, passam pelos mesmos problemas e, muitos deles, buscam constantemente soluções para os mesmos. A adesão ao Gestar II significa para os cursistas uma nova chance de repensar sua prática, podendo assim, modificar sua atuação em sala de aula e, consequentemente, contribuir para que o caos na educação brasileira seja solucionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário