A magia da leitura...
Quando era pequena ficava imaginando o enorme esforço que as pessoas faziam para organizar as letras e transformá-las em palavras, frases, textos... Algum tempo depois descobri que aquilo não era tão difícil assim. Muito pelo contrário, era bastante prazeroso. E nunca mais consegui viver sem essa magia na minha vida.
Considero a leitura uma janela aberta às novas descobertas, ao conhecimento, ao entretenimento... Ainda fico estarrecida ao ouvir algumas pessoas falando que não gostam de ler. Como isso é possível se necessitamos da leitura a todo o momento?
No contexto escolar é que noto quão deficiente está a leitura dos jovens brasileiros. A maior parte deles consegue decodificar as letras formando palavras, mas a minoria consegue dar significação a essas palavras. Infelizmente, de nada vale a leitura se não conseguirmos abstrair algo dela. Do mesmo modo como se propaga a importância do esporte na vida do jovem deveria se propagar também a importância da leitura.
Já li e continuo lendo de tudo, desde os clássicos aos livros de auto-ajuda (apesar das críticas que sofrem, eles cumprem bem o seu papel!). Minha preferência é pelos textos informativos.
Gosto sempre de ressaltar a magia que existe na leitura porque só assim é possível explicar o poder que um bom livro tem sob o seu leitor. Eu já cheguei a ler um livro com quase quinhentas páginas num só dia. A cada página lida aumentava minha curiosidade em saber o desfecho da história.
Ultimamente, tenho lido muito Rubem Alves. A cada texto lido percebo que o autor mantem um diálogo com o leitor (educador) fazendo-o refletir sobre sua prática, suas convicções, sempre apontando para novos rumos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário