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sexta-feira, 26 de junho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 5 – UNIDADES 9 E 10 DA TP 3


RELATÓRIO DA OFICINA 5 – UNIDADES 9 E 10 DA TP 3


No dia 20 de junho de 2009, foi realizada, na escola estadual Joaquim Felício dos Santos, a oficina 5 do Gestar II – língua portuguesa, englobando as unidades 9 e 10 da TP 3.
Devido ao atraso de alguns cursistas, foi necessário unir as duas turmas de língua portuguesa, que estavam bastante pequenas, mas que acabaram completas ao final da oficina.
As unidades 9 e 10 da TP 3 vinham caracterizando os gêneros textuais e classificando-os em literário ou não-literários (utilitários).
No primeiro momento, houve uma discussão teórica sobre os assuntos abordados nas duas primeiras unidades da TP 3. Ao que pude perceber, a maioria dos cursistas têm pleno conhecimento sobre o assunto, encontrando-se bastante avançados nessa discussão. Alguns cursistas demonstraram dúvidas com relação aos gêneros e tipos textuais, chegando a confundir os dois conceitos. Mas, após as explicações e, até mesmo os exemplos dados por outros cursistas, as foram dissipadas.
A maioria dos participantes do programa de gestão da aprendizagem, em Diamantina, tem, em média, dez anos de exercício do magistério. Muitos comentaram que a teoria sobre gêneros e tipos textuais tem sofrido algumas reformulações, principalmente, na nomenclatura. Surgiram alguns questionamentos a respeito do conceito de intergenericidade, pois, embora os professores conhecessem textos que se utilizam da estrutura de um gênero e exercem a função de outro, desconheciam o referido termo.
Em relação à classificação dos textos como literários e não-literários (utilitários), os professores-cursistas não apresentaram dúvidas. Muito pelo contrário, enriqueceram a oficina com seus exemplos.
A segunda parte da oficina estava reservada para a socialização do "avançando na prática". Esse foi um momento bastante aguardado e, após suas realização, ficou claro que, mesmo os alunos considerados "problemáticos" dão um bom retorno diante de uma aula interessante e bem planejada.
Grande parte dos professores realizaram o "avançando na prática" com a biografia, devido à praticidade na realização da atividade e à falta de tempo.
Uma dificuldade unânime entre os cursistas foi, justamente, a falta de tempo. Eles reclamaram que as atividades demandam várias aulas para sua execução e, na semana da oficina, houve um feriado prolongado, que atrapalhou o andamento das atividades. Em relação à teoria, os cursistas não encontraram dificuldades e gostaram muito do resultado do trabalho dos alunos. Foram produzidos textos muito bem elaborados, humorísticos, biografias de figuras conhecidas nacionalmente e, outras conhecidas mais na nossa região. Enfim, os alunos se apropriaram dos conhecimentos necessários para se produzir o gênero biografia e autobiografia, atingindo os objetivos pretendidos pelo "avançando na prática".
Apenas uma cursista trabalhou com as fábulas e concluiu essa atividade de uma forma muito interessante: através da linguagem oral, com a apresentação de teatro pelos alunos.
O momento da socialização foi muito importante porque pudemos compartilhar nossas dúvidas e acertos. A experiência relatada pelos professores-cursistas enriqueceu a prática pedagógica, mostrando que há várias maneiras de setrabalhar um mesmo tema.
Na terceira parte da oficina, em grupos, os professores-cursistas elaboraram atividades de leitura, interpretação e produção referentes aos textos "Poema tirado de uma notícia de jornal", de Manuel Bandeira e "Bom dia", música do álbum Gil e Milton.
Os grupos desenvolveram atividades bastante parecidas. Com relação ao poema de Manuel Bandeira, todos os grupos procuraram explorar em suas atividades a integração da linguagem verbal com a linguagem não-verbal para a construção da compreensão do texto. Também procuraram orientar os alunos a fim de que percebessem a presença do elemento literário num texto que, originalmente, havia sido publicado num jornal, como diz o próprio título. E as atividades de produção consistiram, basicamente, na transposição do texto de um gênero literário para outro, tanto oral como escrito.
A avaliação da oficina foi positiva e todos elogiaram a integração do grupo que, a princípio, parecia um pouco desanimado, mas já na primeira oficina demonstrou comprometimento com o Gestar II.
Antes de finalizar a oficina, orientei os cursistas a estudarem as unidades 11 e 12 da TP 3, fazerem as atividades e escolherem um "avançando na prática" para aplicar com seus alunos.




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